Visita domiciliar conta com parceria do Programa de Residência Médica de Lucas do Rio Verde

O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais com relação a pacientes acamados, que são atendidos em casa

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

visita domiciliar conta com parceria do programa de residencia medica de lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde

Como se não bastasse todo o sucesso do Serviço de Atendimento Domiciliar com uma equipe multiprofissional, agora o grupo conta com a parceria do Programa de Residência Médica de Lucas do Rio Verde. O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais com relação a pacientes acamados, que são atendidos em casa.

O Serviço de Atendimento Domiciliar é composto por nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, e visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções.

O público-alvo são os pacientes que apresentam comorbidades, pós-cirúrgicos, cuidados paliativos, doenças crônicas degenerativas, necessidade de suporte nutricional enteral, idosos com dificuldades especiais, pacientes em condições clínicas de risco que tenham internações recorrentes, entre outros. As demandas podem ser provenientes de alta hospitalar, das unidades básicas de saúde e de pronto atendimento e, para admissão do paciente aos atendimentos, é necessária a concordância da família e ter um cuidador identificado para acompanhamento, mesmo que no domicílio.

De acordo com a supervisora do Programa de Residência, Drª Jéssika Sthefane Santos Rodrigues, essa é uma grande experiência para a formação dos residentes. “Podemos descrever essa experiência como feliz e importante. Os residentes possuem em seu dia a dia a rotina de visitas domiciliares, porém, fazer um estágio na atenção domiciliar, onde estão os casos de acamados com maior necessidade de atenção domiciliar do município, amplia o conhecimento deles e reforça a equipe”, explica.

Além dos atendimentos domiciliares, os residentes estão ampliando o conhecimento com a equipe do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), Central de Regulação, ambulatório de Medicina de Família e Comunidade. O próximo passo será o atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Atendimento Domiciliar

Realizadas de duas formas, as visitas domiciliares em Lucas do Rio Verde contam com a equipe de Saúde da Família, composta pelos profissionais que já atuam nos PSFs, e pela equipe de apoio ao atendimento domiciliar da Atenção Básica, composta por multiprofissionais como nutricionista, psicólogos, fisioterapeuta, fonoaudióloga, enfermeira e assistente social.

As equipes dos PSFs realizam as visitas aos pacientes com condições que impossibilitem o deslocamento até a unidade de saúde. Essas visitas são programadas e o paciente ou um familiar deve solicitar ao agente de saúde ou diretamente na unidade de saúde.

A equipe de apoio ao atendimento domiciliar é complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica. Cada paciente é visitado, avaliado e, então, é programada a frequência do atendimento de cada profissional, conforme a necessidade, além do acompanhamento e a evolução, até uma possível alta. O trabalho de assistência social faz a triagem através da visita domiciliar para todos os atendidos.

Atualmente, 103 pacientes são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar em Lucas do Rio Verde.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.