A secretária de Assistência Social de Lucas do Rio Verde, Janice Vaz, informou à reportagem de CenárioMT que 5 pessoas sorteadas para receberem imóvel no Vida Nova 2 formalizaram desistência. A secretaria prossegue o trabalho de apuração de denúncias para definir a lista de 350 pessoas que receberão imóveis no programa habitacional.
Segundo Janice, essas cinco pessoas já não se enquadram mais nos critérios do programa. Desta forma, acabaram considerando mais coerente assinar a desistência. “Elas fizeram o cadastro em 2018 e hoje já estão numa situação diferente. Elas não se enquadram mais na renda de R$ 1,8 mil, ganham mais, mas não vieram atualizar o cadastro”, explicou.
Contudo, os trabalhos para modificar a lista de 350 nomes prosseguem. Mais de 70 possíveis irregularidades de sorteados envolvendo o setor imobiliário serão apuradas. Serão usados dados de uma plataforma eletrônica que reúne dados e documentos de 244 cartórios de Mato Grosso. Por meio do cruzamento destes dados, é possível buscar informações sobre matrícula e registro de imóveis, certidões, procurações, entre outros. Não possuir imóvel no nome (casa, terreno, etc) é um dos critérios do programa.
Pela Ouvidoria, foram registradas 135 denúncias. Todas foram encaminhadas à Secretaria de Assistência Social, Departamento de Habitação e Conselho Municipal de Habitação para dar continuidade às investigações.
O prazo para formular denúncias de possíveis irregularidades prossegue até o dia 30 deste mês e podem ser feitas na Ouvidoria do município, pelo telefone 0800 646 4004 (ligação gratuita) ou pelo e-mail: ouvidoria@lucasdorioverde.mt.gov.br; pelo aplicativo Lucas Cidadão diretamente no celular; e ainda pelo Portal da Habitação. No site da Prefeitura também é possível acessar a Ouvidoria e o Portal Lucas Cidadão.