A Câmara de Vereadores apresentou indicação direcionada à Prefeitura de Lucas do Rio Verde que menciona a necessidade de instituir uma mini cidade de trânsito. O dispositivo visa atender de forma direta crianças e adolescentes do município que receberão aulas de trânsito de forma lúdica e real.
A indicação, de autoria dos vereadores Ideiva Foletto, Wlad Mesquita, Sandra Barzotto e Gilson Urso, foi feita em um período que foram registrados diversos acidentes de trânsito, dois deles com gravidade, ceifando a vida de dois motociclistas.
Os vereadores observam que a educação no trânsito é essencial quando se trata de evitar acidentes de trânsito. Um grande número deles ocorre devido à imprudência ou ao desconhecimento das leis. Por isso, é essencial educar as crianças nessa área.
“As crianças que recebem educação no trânsito não somente terão menor probabilidade de sofrer algum tipo de acidente, como também se tornarão adultos responsáveis e com conhecimento das leis. Dessa forma, elas serão, portanto, motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros mais conscientes e cautelosos”, justificam os vereadores.
Lombadas eletrônicas
Para resolver problemas emergenciais, o município deverá instalar lombadas eletrônicas em locais considerados críticos quanto a possibilidade de acidentes. Alguns pontos das Avenidas Brasil e das Nações deverão ser atendidos com os dispositivos eletrônicos.
Questionado sobre o assunto, o presidente da Câmara, Daltro Figur, diz que o legislativo acompanha a situação apreensivo. Ele observa que as ocorrências mais graves ocorrem aos fins de semana. “Envolve álcool, outras coisas, e a irresponsabilidade, tanto dos motoristas e os próprios pedestres”, citou.
Sobre as lombadas eletrônicas, Figur diz a necessidade de fazer algo a respeito é urgente. “A gente tem recebido muitas reclamações. Tem que ser uma ação imediata pra gente evitar mais mortes no trânsito”, avaliou.