O vereador Vanderley Paulo (MDB), presidente da Frente Parlamentar de Vereadores MT-PA, visitou a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde nesta segunda-feira (02). O objetivo foi buscar apoio dos edis luverdenses às propostas defendidas pela Frente Parlamentar. Com problemas comuns em várias áreas, vereadores de 23 cidades de Mato Grosso e Pará decidiram unir forças em busca de soluções.
O primeiro encontro da Frente Parlamentar já tem data e local para ser realizado. Será nos dias 26 e 27 de agosto, em Novo Progresso (PA). O evento irá discutir temas como BR-163, ferrovia, regularização fundiária e dos garimpos, produção com sustentabilidade ambiental e vulnerabilidade social.
Os organizadores já formalizaram convites para deputados, senadores e ministros. “Será um grande encontro em que debatemos assuntos pertinentes aos dois estados com o objetivo de nos aprofundarmos nos problemas e propormos soluções às bancadas federais de MT e do Pará e ao presidente da República”, pontuou o presidente da Frente. Vanderley Paulo é vereador por Sorriso.
Problemas comuns
De acordo com Vanderley, a proposta de criar a Frente nasceu após viagem a Itaituba (PA). Os vereadores notaram que tanto nas cidades matogrossenses, quanto paraenses, há problemas sociais, ambientais e estruturais. Como exemplo, o vereador sorrisense observou dificuldade para obter soro antiofídico, apesar de os dois Estados sofrerem muito com o problema. Também há preocupação com o abuso infantil em diversas cidades, principalmente as que ficam nas fronteiras de Mato Grosso e Pará.
Os assuntos que devem render mais debates estão ligados à logística. A concessão da BR 163 entre os dois Estados e a proposta de implantação da Ferrogrão são temas que vêm sendo debatido e preocupam o setor produtivo.
“Queremos promover o desenvolvimento econômico, mas sem esquecer o ‘homem’ do Mato Grosso e o ‘homem’ do Pará”, ressaltou.
A criação da Frente aconteceu em junho passado.
União de esforços
O presidente da Câmara de Lucas do Rio Verde, Daltro Figur (Cidadania) elogiou a iniciativa dos vereadores. Ao final da sessão ordinária desta segunda-feira (02) ele e os demais vereadores conversaram a respeito dos propósitos da Frente Parlamentar.
“Quanto mais foice, maior a roçada. Então é importante este movimento, porque a 163 nós não temos outra solução sem ser a força política”, assinalou.