O vereador Marcos Paulista (PTB) apresentou uma indicação para que o município faça a contratação de um psicólogo para atuar no Pronto Atendimento Municipal (PAM), em Lucas do Rio Verde. Segundo o parlamentar, o profissional seria importante para assistir pacientes e familiares, bem como os funcionários da unidade.
“Esse profissional irá atuar na preparação psicológica de pacientes que estiverem em situação que podem esperar. Ou orientar acompanhantes e pacientes que se encontrarem em estado mais grave. A presença de um profissional de Psicologia no PAM vai trazer maior tranquilidade aos profissionais que fazem a triagem, que muitas vezes passam pelo constrangimento de serem ofendidos por usuários do PAM que exigem mais rapidez no atendimento”, comentou o vereador.
O parlamentar também citou o grande de número de pacientes atendidos na unidade, situação que tende a piorar quando o município passa por surtos de doenças e viroses. Segundo ele, muitas vezes os pacientes não compreendem o protocolo de atendimento, dividido por níveis de prioridade, o que “gera situações de incômodos e discussões entre funcionários e pacientes”.
A indicação foi aprovada por todos os vereadores na sessão da última segunda-feira e encaminhada ao Poder Executivo.