Termina nesta quinta-feira (15) o vazio sanitário da soja em Mato Grosso. Com isso, os produtores poderão ir a campo e preparar o plantio da oleaginosa. Porém, a Fundação Rio Verde de Pesquisa faz algumas recomendações aos produtores rurais na região de Lucas do Rio Verde.
O pesquisador Fábio Pittelkow disse a CenárioMT que o produtor tem que estar atento a alguns detalhes que poderão fazer diferença para que ele tenha boa produtividade na safra. Uma das orientações está relacionada às condições climáticas.
“Inicie o plantio somente quando houver segurança em função de umidade do solo. A gente sabe que o custo de implantação de uma lavoura, sementes, o custo operacional é muito alto. Então a gente orienta o produtor a ter uma margem de segurança boa pra iniciar os plantios”, assinalou.
Outro ponto citado pelo pesquisador é relacionado ao equipamento que será utilizado no plantio. Fábio ressalta que eles devem ser aferidos com cuidado e regulados para o momento do plantio.
Também foi citada a opção por semente de qualidade, pois ela é fundamental para garantir produtividade, se observadas as demais condições para o plantio. Fábio orienta que o produtor faça uma análise antes do plantio e conferir o nível de germinação e vigor da semente.
“A gente entende que a gente não consegue voltar no tempo e a janela de plantio é um fator muito importante e a gente sabe que se perder o plantio, além do custo de ter que replantar essa área, adquirir sementes novamente, o produtor não consegue voltar na janela ideal de plantio”, adverte.