Nesta época de fim de ano muitas pessoas aproveitam para viajar e fazer compras. Pensando em garantir mais segurança para quem vai deixar a cidade ou intensificar o consumo, a Secretaria de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde reuniu dicas para proporcionar uma boa experiência, seja comprando ou viajando.
Na residência:
Se for viajar, a casa estará mais segura se você trancar as portas, janelas e portões; pedir ao vizinho para recolher a correspondência; não deixar luzes de casa acesas; não deixar ferramentas, escada e outros objetos visíveis.
Também é importante que você não comente sobre a sua viagem perto de pessoas estranhas. No dia da partida, coloque as malas no veículo ainda dentro da garagem ou onde as pessoas não consigam enxergar.
Vale lembrar de fechar cortinas e persianas e os registros de água e gás, e não deixar dinheiro ou joias em casa. Retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos, evitando danos no caso de sobrecarga elétrica, e diminuindo o risco de incêndios.
Sua segurança:
Evite divulgar fotos e informações sobre sua viagem e estadia nas redes sociais. Opte para fazer as postagens na volta.
Em ruas e locais com intenso movimento, evite carregar grandes quantias de dinheiro em bolsas e carteiras; apenas retire dinheiro nos caixas eletrônicos quando se sentir seguro. Evite deixar bolsas, carteiras ou compras sobre balcões, cadeiras ou em locais que possam ser visualizados e furtados; além disso, bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada.
Seu veículo:
Na viagem, você estará mais seguro também se evitar se envolver em brigas e confusões; dirigir com prudência, usar sempre o cinto de segurança e nunca dirigir após ingerir bebidas alcoólicas; respeitar a sinalização de trânsito, as autoridades policiais e os outros motoristas.
O seu veículo estará mais protegido se você estacionar em locais iluminados e movimentados; manter os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado; não dar carona para desconhecidos; e não deixar objetos de valor visíveis em seu interior.
No caso de você ser vítima de furto ou qualquer outro tipo de ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Polícia Militar (190) e Guarda Municipal (153).
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!