Vacina contra a meningite está disponível nas unidades de saúde de Lucas do Rio Verde

Para crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde (ainda não vacinados) as doses serão feitas até 23 de fevereiro

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

vacina contra a meningite esta disponivel nas unidades de saude de lucas do rio verde
Ascom Prefeitura

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que a vacina meningocócica C (conjugada) contra a meningite está disponível, além da rotina do calendário dos bebês, para o público-alvo de crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A medida atende recomendação do Ministério da Saúde (SEI/MS – 0027455350 – Comunicado).

A Vigilância em Saúde esclarece que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde.

Para o público-alvo citado, a orientação é que a vacinação seja realizada até o dia 23 de fevereiro de 2023, visando aumentar a proteção contra a doença meningocócica C e evitar a ocorrência de surtos.

A vacina faz parte do Calendário de Vacinação e é aplicada em crianças menores de 5 anos, em esquema de duas doses, sendo a primeira aos três meses e a segunda aos cinco meses, com uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja ministrada em crianças menores de 5 anos por ser a faixa etária com maior risco de adoecimento, contudo, pode ser aplicada, de forma bastante tranquila, em crianças com mais idade, como ocorrerá agora nesse uso temporário.

Para as idades de 11 a 14 anos, está disponível também a vacina ACWY, a qual protege contra quatro tipos de meningites. Esta medida, tem por finalidade a proteção contra a doença meningocócica, pelos sorogrupos A, C, W e Y.

“É importante todos os trabalhadores da saúde receberem o imunizante, pois é um grupo que entra em contato com pacientes suspeitos de meningite. Soliciamos atenção dos pais de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos a verificarem a situação vacinal para proteção às meningites ”, afirmou a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.