A Unilasalle Lucas do Rio Verde iniciou ontem (29) o período de inscrições para o vestibular de psicologia. E a procura pelo curso surpreendeu a reitoria da instituição. Nas primeiras horas após a confirmação do curso, mais de 30 pessoas manifestaram interesse por inscrições no processo de seleção dos futuros acadêmicos.
O lançamento oficial aconteceu na tarde desta sexta-feira. A publicação do Ministério da Educação que autoriza o início do curso aconteceu dois dias antes. O parecer favorável do MEC foi emitido em maio. Uma comissão avaliou de forma presencial as condições de oferta do curso, emitindo nota máxima, numa escala de 1 a 5.
“Foi considerada extremamente satisfatória nossa infraestrutura, o corpo docente e o projeto pedagógico do curso”, destacou o reitor da Unilasalle Lucas, irmão Marcos Corbelino.
O reitor observa que o curso de Psicologia tem grande empregabilidade, possibilitando atuação em diferentes frentes profissionais. Corbelino cita que a atuação dos psicólogos tem sido cada vez mais importante, sobretudo neste período de pós-pandemia. “Aumentou muito os níveis de ansiedade, de preocupação, e o psicólogo é um profissional que ajuda muito as necessidades das pessoas”, pontuou.
A opção pelo curso de Psicologia faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional, que é elaborado a cada 5 anos. Para elaborar o plano, que passa por acompanhamento do MEC, a Unilasalle fez consulta junto à comunidade, a fim de verificar o interesse por cursos. O PDI foi elaborado há 3 anos. “De certa forma estamos atendendo uma demanda da época e agora vem a oportunidade de dar essa chance de profissionalização”, detalhou.
Vestibular
As inscrições são feitas pela internet, na pagina da Unilasalle Lucas. Elas prosseguem até 10 de agosto, data em que ocorrerá a aplicação da prova de redação, às 19 horas. A divulgação do resultado acontecerá no dia seguinte, 11 de agosto. Com a divulgação do resultado, acontecerão as matrículas dos aprovados em 11 e 12 de agosto. As aulas iniciarão em 15 de agosto, às 18h30.
O pró-reitor acadêmico da Unilasalle, Fernando Orlandi, explica que os futuros acadêmicos podem usar notas do ENEM.
“Pra nós não perdermos o embalo e aproveitarmos o semestre em andamento, vamos ajustar o calendário existente especifico pra Psicologia e começar imediatamente o curso”, explica.
Orlandi confirmou a expectativa positiva com base na procura antes mesmo do lançamento oficial para a imprensa. “Tivemos uma boa procura no nosso sistema de inscrições. São 40 vagas que estamos oferecendo. Foram autorizadas 80 vagas, mas anuais. Para este semestre estamos oferecendo 40 vagas e contamos com Lucas do Rio Verde e região para esta possibilidade de curso presencial de Psicologia”, destaca.
SEP
Os futuros acadêmicos contarão com o Serviço-Escola de Psicologia (SEP), estrutura criada especialmente para o curso. São salas preparadas para atendimentos comunitários gratuitos que serão oferecidos durante estágios e práticas acadêmicas.
O curso contará com salas amplas e estrutura multimídia, além de laboratório de informática com softwares específicos da área de psicologia, laboratório de anatomia, entre outros itens.