Em entrevista à imprensa de Cuiabá publicada neste domingo (26), a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza Silva destacou que a instituição estuda a criação de um campus em Lucas do Rio Verde. A proposta, que já foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que já doou um terreno e apresentou o projeto pedagógico-orçamentário necessário para viabilizar a implantação.
“Os projetos são elaborados considerando, por exemplo, o que eu preciso de espaço físico, quantos docentes, quantos técnicos administrativos, quantos laboratórios, o que isso vai demandar de recursos de custeio, de pagamento de pessoal, de investimento, de equipamento, de mobiliário. Então, quando o MEC aprova, o MEC já é conhecedor de todas as demandas apresentadas naquela proposta. Desde que venha com aprovação e com recursos orçamentários, nós estamos dispostos a implementá-los”, disse a reitora.
Hoje a UFMT possui campus em Cuiabá, Pontal do Araguaia, Barra do Garças e Sinop, além do campus de Várzea Grande, que está em fase de conclusão.
“Existem demandas apresentadas e estão colocadas na mesa do Ministro da Educação, principalmente. Mas a criação deste curso, muito provavelmente, ainda vai exigir um tempo maior de análise, de avaliação por parte das nossas possibilidades orçamentárias”, afirmou.
O prefeito Miguel Vaz tem articulado diretamente com o Governo Federal para acelerar o processo. A concretização do campus representará um avanço histórico para o município e para a população, que espera a ampliação do acesso ao ensino superior público e de qualidade.