Troca de turnos no feriado gera reclamação de funcionários de multinacional em Lucas do Rio Verde

Funcionários estariam sendo convidados a trocarem a folga do feriado de 7 de setembro por outro dia em dezembro

Fonte: CenárioMT

lucas do rio verde aérea
(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

Funcionários de uma empresa multinacional instalada em Lucas do Rio Verde estão reclamando de uma sugestão feita pela empresa. Eles estão sendo convidados a trocarem a folga do feriado de 7 de setembro por um dia em dezembro. A data sugerida é o dia 24, véspera de natal.

A situação gerou mais repercussão com postagens nas mídias sociais. Algumas com abordagens do assunto de forma polêmica. Além de criticar a troca, elas questionam o caráter de obrigatoriedade que ganhou, já que haveria pressão para isso ocorrer.

Além disso, o sindicato que representa a categoria foi criticado por não se opor à troca de turnos.

A reportagem de CenárioMT ouviu alguns trabalhadores que confirmaram a situação, mas pediram para não serem identificados. Alguns disseram não concordar com a troca, mas houve quem não se posicionasse a respeito.

Um dos trabalhadores disse que não abriria mão da folga no feriado. Outro que chegou a assinar o papel da troca disse que ainda pensava em faltar ao trabalho.

O outro lado

CenárioMT procurou a empresa que, por meio de nota, confirmou a troca de turnos. A assessoria da BRF informou que a definição de turnos em feriados foi negociada junto ao sindicato de Lucas do Rio Verde. Em novembro do ano passado foi firmada a Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021, quando ocorreu a definição.

“A Companhia reforça que o acordo segue as leis e regras pré-definidas e que tratativas como esta são comuns no setor”, acrescentou.

Já o sindicato citado numa das postagens disse que iria se posicionar. A reportagem procurou a assessoria da entidade, mas não obteve resposta até o fechamento deste material.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.