Trânsito inicia intervenções em travessias de escolas em Lucas do Rio Verde

Objetivo é tornar o fluxo de entrada e saída dos alunos mais seguro e o tráfego mais organizado

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

transito inicia intervencoes em travessias de escolas em lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Departamento de Trânsito, iniciou uma série de intervenções nas imediações das escolas de Lucas do Rio Verde, incluindo principalmente as travessias para pedestres, com objetivo de tornar o fluxo de entrada e saída dos alunos mais seguro e o trânsito no local mais organizado.

De acordo com o Departamento, na Escola Municipal Menino Deus, localizada na Rua Palotina, foi realizado o estreitamento da via, além da alteração para sentido único e criação de uma pequena praça. A alteração de sentido de uma via é uma estratégia para melhorar o tráfego de uma região, como explica o engenheiro de trânsito da pasta, Igor Ataídes.

“Já instalamos bancos naquela área para constituir a praça, que deve ser de uso principal da escola e, em segundo plano, toda a comunidade local. Também realizaremos o plantio de árvores para melhorar o sombreamento na nova travessia”, apontou Igor.

O setor recebeu algumas reclamações de engarrafamento, devido à manobra de retorno na rua sem saída, por isso foi optado por tornar a via de sentido único, com saída para a Pato Branco, para eliminar essa manobra.

Na travessia das escolas Anjo Gabriel e Dom Bosco, localizada na Avenida Mato Grosso, foi feita uma obra para criar vagas de idosos e PCD, no sentido norte-sul, uma área de estacionamento escolar, com demarcação de pintura, em ambos os lados da avenida.

“Para realizar a adequação das faixas elevadas da via, precisamos fazer a remoção da rampa existente e implantar uma nova concretagem da estrutura, com melhor inclinação e dentro das normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, pontuou o especialista.

A Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello, nas proximidades da Avenida Ângelo Antônio Dall Alba, a equipe já iniciou a construção de rampas de acessibilidade, novas faixas de pedestres, três faixas elevadas, rotatória no cruzamento da Rua Mangabeira com a Avenida Campo Verde.

Outra unidade escolar também será beneficiada com intervenções no trânsito é a Escola Cecília Meireles, no Tessele Junior, onde as adequações serão similares da escola Menino Deus.

“O problema ali é que a Rua Amazonita está sinalizada em sentido único, nos trechos em frente à escola e à creche Anjo da Guarda, porém a sinalização existente não é respeitada pelos condutores, por isso as modificações”, finalizou o responsável técnico.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.