O Município de Lucas do Rio Verde informa que as doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 estão previstas pelo Ministério da Saúde para o próximo mês. Em Nota Técnica nº 27/2021, emitida em 26 de agosto de 2021, o Ministério apresenta a previsão das aplicações.
Apesar da elevada cobertura vacinal com duas doses na população idosa, independente da marca da vacina, aqueles acima de 70 anos continuam sendo a faixa etária mais acometida das formas graves da Covid-19 com indícios de ascensão nas taxas de hospitalizações desta população. Além deles, considera-se que, tanto os idosos quanto os indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentam menor proteção pelo esquema padrão da vacinação.
Dessa forma, o Ministério da Saúde opta por adotar a seguinte administração:
a) uma dose de reforço da vacina para todos os idosos acima de 70 anos, que deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado;
b) uma dose de reforço para pessoas com alto grau de imunossupressão (neste caso, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico).
Referente à data de início de aplicação, ainda não foram divulgadas mais informações sobre quando ou como os municípios deverão prosseguir com a aplicação da terceira dose. As doses ainda não foram enviadas, nem constam em resoluções oficiais do Governo do Estado recebidas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde até o presente momento.