Simulador de capotamento leva conscientização sobre segurança no trânsito na Praça dos Migrantes

Fonte: CenarioMT

Simulador de capotamento leva conscientização sobre segurança no trânsito na Praça dos Migrantes
Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano

Em ação conjunta com a 49ª Ciretran, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde promoveu uma iniciativa educativa no centro da cidade, durante a campanha Maio Amarelo. Um simulador de capotamento foi instalado na Praça dos Migrantes, atraindo a atenção de pedestres e alunos de escolas locais.

Mais de 200 pessoas, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Guarda Civil Municipal (GCM), experimentaram a simulação realista de um acidente de trânsito. A vivência proporcionou aos participantes uma reflexão sobre os riscos da imprudência no trânsito e a importância da adoção de medidas preventivas.

“O Maio Amarelo é um momento crucial para discutirmos a segurança no trânsito e conscientizarmos a população sobre seu papel fundamental na construção de um ambiente viário mais seguro para todos”, ressalta o Secretário de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha.

Maio Amarelo: Um compromisso com a vida

O movimento Maio Amarelo, instituído em todo o país, busca reduzir o alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito. Em 2024, a campanha traz o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, reforçando a responsabilidade individual na construção de um trânsito mais seguro.

Ações em Lucas do Rio Verde

Em Lucas do Rio Verde, a Prefeitura, em parceria com diversos órgãos públicos, preparou uma extensa programação para o Maio Amarelo. Entre as ações, estão:

Palestras em escolas; Emissão de Cartão de Estacionamento Preferencial em supermercados; Visitação ao Espaço Saúde; Pit Stop educativo; Blitze educativas.

Mobilização pela segurança

A iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, 49ª Ciretran e Secretaria de Saúde, demonstra o compromisso do município com a segurança no trânsito. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso das ações e a construção de um futuro com menos acidentes e mais vidas preservadas.