A Prefeitura iniciou o processo de implantação do Building Information Modelling (BIM) em Lucas do Rio Verde. A plataforma será obrigatória na administração pública federal na execução direta e indireta de obras e serviços de engenharia e, por conta da praticidade, o município luverdense também fará adesão ao sistema. A primeira etapa consiste na capacitação com os servidores, iniciada na última sexta-feira (18).
A ferramenta é um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais, de modo colaborativo, por pessoas envolvidas no processo de construção de um empreendimento.
A implementação faz parte do programa nacional previsto no Decreto n° 10.306/2020, que define a implantação do sistema em 10 anos nas obras executadas pela administração direta e indireta.
“A adesão é um marco importante para Lucas do Rio Verde, que tem vocação em sair na frente com esse tipo de inovação. Acreditamos que o sistema otimizará nosso trabalho, reduzindo o tempo de orçamento e, consequentemente, acelerando os projetos para convênios e licitações. Isso dará melhores condições para que o Município celebre com rapidez convênios, emendas parlamentares e parcerias com o Governo Estadual e o Governo Federal”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
Em Lucas do Rio Verde, a capacitação está sendo realizada com as equipes da Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, além da Secretaria de Infraestrutura e Obras.
Foram adquiridas pela Prefeitura, por meio de licitação, 18 licenças do sistema que serão utilizadas pelos servidores que acompanham o processo de obras públicas.
A primeira capacitação foi na sexta-feira (18) e outros dois encontros estão programados para as próximas semanas, sempre após o expediente da Prefeitura.