Os servidores da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde vivenciaram, no último sábado (16), o primeiro encontro de 2022 das atividades do projeto ‘Cuidando do Cuidador’, onde desenvolveram ações voltadas para a valorização, bem-estar e satisfação no trabalho, no Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação busca promover o autocuidado com os cuidadores dos pacientes domiciliados, além de motivar um espaço de acolhimento e estimular a narrativa de trocas de experiências entre os cuidadores.
Realizaram as atividades os servidores já inscritos, sendo o total de 56 profissionais da saúde cadastradores para participação no projeto, até 15 de outubro, para quando está previsto o encerramento das ações.
A servidora da Agência Transfusional, do Banco de Sangue, Viviane Silveira, celebrou o atendimento recebido. “Nunca fui tão bem cuidada assim, foi fantástico, incrível, estou flutuando. Fomos acolhidas com muito respeito e carinho”, comentou Viviane.
Os encontros entre os profissionais de saúde contam com dinâmicas, ressaltando a importância do autocuidado com a saúde dos trabalhadores, além da realização de práticas interativas e orientações sobre o cuidado com a saúde. O projeto oferta três modalidades de atendimento, sendo: hidroginástica, yoga e pilates.
Outro servidor que participou do primeiro dia de atendimentos foi o enfermeiro Carlos Alberto Souza, que atua no PSF XV, no bairro Jaime Seiti Fujii. Ele ressalta a importância do projeto de cuidar da saúde dos servidores.
“É importante que nossos gestores tenham essa preocupação de cuidar da saúde dos servidores. Estamos vivendo uma realidade de pandemia há um tempo e isso influencia e impacta em nosso emocional. Aqui é um momento de relaxamento, que podemos focar em nossa saúde, no bem-estar do nosso corpo, físico e mental, então é muito importante”, disse o enfermeiro.
Pensando também na saúde mental, o projeto montou um espaço de escuta e orientação sobre o tema, conduzidas por fisioterapeutas e psicólogos.
A psicóloga do Caps, Emanuelli Eger, acrescenta que os servidores receberão durante os atendimentos orientações e técnicas para lidar melhor com as emoções, já que um dos pilares da saúde é a parte emocional, e é um contexto que precisa ser cuidado como um todo, como explica a psicóloga.
“Vai ter esse espaço para atendimento individual, fazer o acolhimento com a terapia, mas também vamos conversar com todos juntos, passando técnicas para lidar melhor com a questão das emoções. Todos nós sentimos emoções, não tem como evitar, o medo, a ansiedade, a raiva. Temos algumas técnicas para tentar auxiliar a controlar esses sentimentos”, completou Emanuelli.