aaSaúde e educação sempre caminham juntas em Lucas do Rio Verde. Neste caso, os profissionais da Saúde participaram de capacitações a fim de ampliar conhecimentos e melhorar o atendimento ofertado nas unidades de saúde.
A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, destaca a importância da atualização constante nos mais diversos setores. “Quando você investe em ensinar/ capacitar, tem um profissional mais motivado, o que gera melhor atendimento e mais resolutividade do serviço das unidades. Além disso, é possível analisar e debater sobre os resultados que estão sendo obtidos”, ressalta a médica.
Saiba abaixo sobre as capacitações realizadas:
Como lidar com o luto
A pedido do Escritório Regional de Saúde, o Programa Escola de Saúde Pública Municipal de Lucas do Rio Verde (PESPM) realizou uma capacitação com a médica Karina Kopper sobre o tema “Como lidar com o luto”. Na oportunidade, participaram, de forma on-line, 14 municípios da região Teles Pires, mais de 100 equipes de Saúde da Família e equipes do CAPS, RAPS e gestores convidados.
“Tivemos um boom de famílias acometidas pela morte no último ano e vamos colher as consequências disso nos próximos dois a cinco anos. Então, é extremamente necessário se capacitar para que a gente possa fazer esse tipo de abordagem com os nossos pacientes”, explica Karina.
Odontologia do sono
Na última semana, a odontóloga e especialista Viviana Coronel Martinez esteve no Auditório dos Pioneiros para capacitação presencial com o tema “Odontologia do sono e bruxismo”, área que atua no diagnóstico e tratamento de condições da saúde bucal que afetam o sono.
Estiveram presentes para a tarde de aprendizado, auxiliares, técnicos de saúde bucal e odontólogos da rede da Atenção Primária à Saúde (APS).
Coleta de exame preventivo
No Outubro Rosa, mês que marca a conscientização contra o câncer de mama e do colo do útero, o bioquímico Gilmar da Silva e a enfermeira Glaucia Accordi, coordenadora da Atenção Básica no município, falaram sobre “Coleta de exame preventivo e fluxo de encaminhamentos”, para enfermeiros da rede de Atenção Básica em Saúde.
“Entendemos que a demanda de coleta do exame preventivo (papanicolau) seja mais intensa durante esse mês do cuidado da saúde da mulher, por isso a capacitação vem para agregar valor no serviço ofertado e na melhor execução desse exame que é tão importante”, explica a coordenadora.
Enquanto profissional que faz a análise das lâminas com materiais coletados nos PSFs, o bioquímico abordou aspectos técnicos da coleta das amostras para obter melhor resultado dos exames realizados.
Acesso avançado
Enfermeiros dos PSFs do município estiveram reunidos com a coordenação da Atenção Básica para debater e se atualizar sobre o Acesso Avançado, formato de organização de agenda em unidades de saúde.
“Estudamos muito e aprendemos sobre o método para identificar o que funciona e o que pode ter avanços. Hoje repassamos aos profissionais o que temos de melhor para oferecer ao paciente um atendimento organizado com demanda livre e por agendamento”, afirma a coordenadora Glaucia Accordi.