Com o tema “O futuro depende daquilo que fazemos no presente”, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está organizando atividades especiais para a Semana do Meio Ambiente.
Com início no dia 06 de junho, a programação conta com distribuição de mudas frutíferas, pit stop e mutirões de limpeza em parque e lagos, além de orientações sobre uso racional da água, destinação correta de resíduos sólidos, redução, combate ao desperdício e o incentivo ao uso de materiais mais sustentáveis, para promover a conscientização ambiental, relembrando a população da importância de preservar a natureza.
No dia 06, a abertura das atividades será no Paço Municipal, com a participação dos servidores.
Dia 07, terá distribuição de mudas de ipê, às 7h30, no semáforo das avenidas Paraná e Mato Grosso.
De 07 a 10 de junho, serão distribuídas mudas frutíferas no Paço Municipal, das 7h às 12h.
Os mutirões de limpeza estão marcados para o dia 10, no entorno do Lago Harri Müller, a partir das 7h, e no dia 11 no entorno do Lago Ernani José Machado e Parque dos Buritis, a partir das 14h30.
Mudas frutíferas
Os munícipes que receberem mudas frutíferas poderão conhecer um pouco mais sobre a planta que estão levando para casa. Os detalhes devem ser acessados através de um QR Code, no cartão que será disponibilizado junto à planta.
Ao apontar a câmera do celular, o código levará o cidadão a acessar o site Toda Fruta, onde estarão dados como nomes científico e popular, origem, características e propriedades da planta, detalhes sobre o cultivo, informações nutricionais, entre outros.
Dia do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, em 1972.
O objetivo principal é chamar a atenção da população mundial para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, além de orientar a política ambiental em todo o planeta, de maneira coordenada.