A abertura da Semana do Idoso em Lucas do Rio Verde nesta terça-feira (01), no auditório dos Pioneiros, contou com boa presença de público, que acompanhou apresentação de danças e palestra sobre saúde com a médica Daniela Knobb. A Semana da Pessoa Idosa é promovida em parceria entre o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e a Secretaria de Assistência Social e Habitação e envolve diversas atividades, como palestras e apresentações culturais, visando à valorização e inclusão da pessoa idosa.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Belotti, destacou a importância da semana, que conta com o apoio de várias secretarias e parceiros. “É um momento de valorização da pessoa idosa, com atividades como danças e palestras orientativas, proporcionando atenção especial a esse público. Estamos comprometidos em garantir ações efetivas que atendam às suas necessidades, especialmente diante do processo de envelhecimento da população.”
Belotti ressaltou ainda os serviços oferecidos pelo município por meio dos CRAS e CREAS, voltados tanto para o atendimento individualizado quanto para aqueles em situação de vulnerabilidade. “Futuramente, teremos uma unidade de acolhimento para idosos em situação de abandono, o que reforça nosso compromisso com essa faixa etária.”
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, advogado Antonio Marcos, também celebrou o evento e destacou a importância de se valorizar a experiência e o entusiasmo dos idosos. “Eles têm muito a ensinar, e essa semana é fundamental para que a sociedade enxergue melhor os idosos. O Estatuto do Idoso garante proteção, mas é preciso fiscalização para assegurar que esses direitos sejam respeitados.”
Antonio Marcos também alertou sobre os riscos de golpes financeiros que afetam os idosos, como fraudes via WhatsApp e abusos em empréstimos bancários, pedindo maior cuidado e atenção para com esse público.
Dona Amélia Andreis, presidente do Clube Alegria de Viver, que promove atividades para idosos no bairro Veneza, expressou sua satisfação com o evento: “Esse movimento é muito importante. Veio para dar mais agilidade e vida aos idosos. Muitos que não tinham como sair de casa agora participam ativamente de atividades físicas e sociais.”
O prefeito interino, Marcio Pandolfi, reforçou o compromisso da gestão com a criação de políticas públicas voltadas aos idosos: “Desde o início, nossa gestão tem trabalhado em projetos de acolhimento e inclusão. Ouvimos os anseios dos nossos idosos e estamos colocando em prática ações que realmente fazem a diferença. A Semana do Idoso é mais uma oportunidade de avançarmos nessa construção.”
A programação da Semana da Pessoa Idosa em Lucas do Rio Verde segue até esta quinta-feira (03) com eventos que buscam promover a saúde, a convivência e o bem-estar dos idosos, reforçando a importância da inclusão social e do cuidado com essa população tão especial e que contribuiu ativamente para o desenvolvimento do município.