Alunos de escolas de Lucas do Rio Verde participarão nesta semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. A programação da Semana da Água vem sendo desenvolvida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias.
Na manhã desta terça-feira (26), o diretor do SAAE, Maurício Fossati, e os secretários de Meio Ambiente, Paulo Nunes, e de Cultura, Luciane Bauer, acompanharam a ida de crianças à Câmara de Vereadores, onde está sendo apresentada peça teatral abordando temas relacionados à sustentabilidade.
Fossati comentou sobre o envolvimento das crianças na programação da Semana da Água. No sábado, a participação foi expressiva. “A corrida foi a nossa nona edição, mais de 1,2 mil crianças inscritas, foi uma festa já no sábado, fizemos no estádio municipal”, assinalou.
“Nós temos que alcançar as crianças, trabalhando a conscientização, tanto dos resíduos, que nós temos uma parceria com (a Secretaria de) Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e com a Cultura, justamente para chegar a essas crianças, fazer as apresentações”, evidenciou o diretor do SAAE.
O secretário de Meio Ambiente também valorizou a parceria com o SAAE. Paulo Nunes ressaltou que o público-alvo é mesmo os estudantes que conseguem replicar as informações que obtêm nessas atividades extracurriculares.
“As crianças se tornam os transformadores, porque chega em casa e cobra do pai e da mãe aquilo que muitas vezes nós estamos fazendo errado. É importante dizer que a água é vida sem água não há vida no planeta. Então a preservação da água não é só cuidar do rio, do córrego, do poço, mas cuidar principalmente do desperdício”, ressaltou.
Nunes observa que é necessário eliminar alguns hábitos recorrentes nas pessoas, como desperdício de água para lavar calçadas, carros, e descartar lixo em locais proibidos. “Eu acredito muito que através da educação você transforma, tanto o adulto, quanto você, transforma o mundo”, destaca, citando que as ações devem ser permanentes, justamente para que os resultados sejam positivos para a sociedade.
A secretária de Cultura, Luciane Bauer, elogiou a realização das apresentações teatrais. Ela enalteceu a parceria com o SAAE e as secretarias envolvidas no projeto que busca despertar a conscientização dos estudantes. “A Cultura esse ano vem junto participar desse projeto porque e as metodologias utilizadas para fazer essas campanhas são através da cultura, do teatro, através de sensibilizações, seja ao ar livre, seja nas escolas. Agora o tema é a água, mas logo a gente estará discutindo lixo também através deste projeto sensacional que acontece nas unidades escolares”, comentou.