Secretaria realiza ações em estrada rural de Lucas do Rio Verde para evitar atoleiros

Além da elevação da pista, o cascalhamento é feito para melhorar condições de trafegabilidade

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

secretaria realiza acoes em estrada rural para evitar atoleiros
Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Aproveitando o final do período de estiagem, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, segue atuando nas estradas rurais da região. A ação visa dar condições de trafegabilidade aos usuários da via, especialmente no período chuvoso que se aproxima.

Em uma das estradas rurais, na antiga MT-010, região das linhas 21 e 28, a equipe operacional atua na elevação da pista que, antes, estava abaixo do nível das lavouras. Com isso, o trecho ficava alagado e com atoleiros durante o período chuvoso.

O trabalho acontece ao longo do trecho com 5,8 km de extensão. Com a ação, a Prefeitura visa eliminar esses problemas históricos, vivenciados pelos produtores da região.

Para o secretário de Infraestrutura e Obras, eng. Alexandre Orbolato, o trabalho deve levar condições melhores de trafegabilidade aos usuários da via. “Essa é uma região com muitas fazendas e que sempre apresentou problemas de atoleiros em épocas mais chuvosas. Ouvindo as pessoas que transitam pela região, nós começamos a agir, aproveitando ainda esse período de seca para que lá na frente as pessoas não passem mais por aqueles problemas já antigos.”

Concluída a elevação de pista, a secretaria inicia um outro processo que é o cascalhamento. Com isso, a estrada ganha ainda mais condição de trafegabilidade, além de proporcionar uma via mais estável para os veículos, especialmente no período de chuva.

“O cascalhamento é mais um trabalho que estamos fazendo naquele trecho para conservar a estrada. Essa ação já foi realizada em outras regiões e a secretaria está empenhada em melhorar as condições das nossas vias urbanas e rurais”, disse o secretário.

No mesmo trecho, estão sendo abertas as caixas de contenção à margem da estrada, que recebem a água da chuva, evitando assim que a via fique empoçada na pista ou invada a lavoura.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.