Uma pintura feita na Escola Vinicius de Moraes, bairro Jardim Primavera, em Lucas do Rio Verde, provocou polêmica entre alguns moradores do município. Eles chegaram a gravar um vídeo reclamando da opção pelas cores e pediram, por ofício, informações a respeito.
Em resposta, a secretaria de Educação do município justificou a escolha. O ofício, assinado pela Secretária Elaine Benetti Lovatel, detalhou a escolha. A pintura foi feita no brise, elemento que protege o interior do ambiente escolar da incidência da luz solar, garantindo a ventilação no local.
“O arco íris é um fenômeno físico e químico que ocorre quando há separação da luz solar e, após esta separação, sofre desvios provocados por gotas de chuvas da atmosfera, ou seja, é o efeito que acontece devido a dispersão da luz branca em cores do espectro visível da luz”, detalha.
O ofício ainda explica como é possível observar o arco íris e os sete tons coloridos que obedecem uma relação de índice de refração.
Ainda conforme o documento, a secretaria prima que as unidades escolares sejam ambientes propícios ao aprendizado, além de harmônico. “Destaco que a escolha por parte da Secretaria Municipal de Educação pelas cores do arco íris, como mencionado, foi unicamente de cunho pedagógico, não relacionado a fins políticos e/ou ideológicos”, pontua.