Secretaria de Segurança Pública reúne taxistas e dialoga sobre reivindicações da categoria

Durante o encontro, foram apresentadas as demandas e dificuldades dos profissionais

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

secretaria de seguranca publica reune taxistas e dialoga sobre reivindicacoes da categoria
Reprodução

O secretário de Segurança Pública, Coronel Cunha, recebeu, nesta quinta-feira (02), cerca de 10 taxistas de Lucas do Rio Verde para uma reunião onde foram apresentadas reivindicações da categoria com a finalidade de melhorar a estrutura de apoio disponibilizada aos taxistas e a prestação de serviços aos usuários.

Inicialmente, durante o encontro, uma ideia para ampliação de pontos foi relativamente rejeitada.

“Se colocar a opção de cadastrar mais taxista, aumenta para nós a concorrência. Já é difícil lidar com as situações do dia a dia com os que tem, imagina colocar mais gente para circular na praça”, relata Gumercindo Rodrigues, 79 anos, taxista há nove anos em Lucas do Rio Verde.

Atualmente, o município possui quatro pontos de táxi, sendo Rodoviária, Hospital São Lucas, Praça dos Migrantes e Supermercado Delmoro, onde 28 motoristas estão cadastrados e apenas 26 atuando diariamente. Por lei, considera-se a taxa de um veículo para 3.500 habitantes, ou seja, Lucas do Rio Verde supera o limite da capacidade de táxis circulando pelas avenidas e ruas da cidade.

Também foram discutidas questões sobre a atuação do mercado de aplicativos de mobilidade urbana. Na conversa com a categoria, o secretário confirmou que intensificará a fiscalização aos veículos que atuam sem permissão para fazer o transporte de pessoas.

“A maioria do pessoal que trabalha como taxista está no ramo há muitos anos, tem experiência e qualificação profissional para atender os passageiros. A atuação de clandestinos põe em risco a segurança dos usuários e causa prejuízo aos profissionais. Então, determinarei para que a Guarda Civil Municipal intensifique a fiscalização desses veículos e motoristas pelo município, principalmente pelo fato deles ocuparem espaços proibidos e atrair passageiros de maneira indevida”, declara.

Apesar da insatisfação dos motoristas de táxis, as novas modalidades de transporte por aplicativo são uma realidade que está presente nas cidades com potencial de desenvolvimento.

A reunião e contato direto com a categoria dos taxistas teve o intuito de estreitar laços com os profissionais e avaliar suas reivindicações.

“Manter o diálogo com todos ou pelo menos alguns representantes é uma maneira de estarmos por dentro do que acontece e buscarmos soluções para as necessidades apresentadas, um compromisso nosso com àqueles que atuam de maneira correta e segura no ir e vir dos luverdenses”, afirma Edgar Savaris, coordenador da Secretaria de Segurança Pública.

 

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.