A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), promoveu nesta segunda-feira (29), no PSF XVI, localizado no bairro Cidade Nova, uma oficina de biscuit para moradores do entorno da unidade. O objetivo, além de ensinar as técnicas para fazer esse tipo de artesanato, que pode ser usado como objeto de decoração, é estimular bons resultados no tratamento da ansiedade e da depressão.
As atividades foram ministradas – com muita delicadeza no manuseio da massa – pela enfermeira Ilciele Catarina e pelo psicólogo Rhandal Henrique. “Fazer biscuit também é uma forma de relaxar e de aliviar o estresse do dia a dia, podendo prevenir depressão e mudanças de humor. Sem contar, ainda, que essa habilidade pode se tornar uma fonte de renda”, explicou a enfermeira.
Os participantes foram moradores do bairro, que fazem parte do Grupo de Saúde Mental. Eles utilizaram massa de biscuit e recipientes de vidro, com bastante habilidade, na confecção das peças.
O artesanato com biscuit também ajuda a desenvolver a coordenação motora, a concentração e a criatividade, além de aguçar a percepção de detalhes.
A Secretaria de Saúde informa que o Grupo de Saúde Mental se reúne toda segunda-feira, a partir das 8 horas, no PSF XVI, com rodas de conversa e oficinas de artesanato. Os interessados em participar devem procurar o seu agente comunitário de saúde e fazer a inscrição.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3548-2515.