Secretaria de Saúde inicia hoje (21) aplicação da dose de reforço para pessoas acima de 30 anos

Redução da idade do público-alvo visa evitar perda de vacinas. Levantamento mostra que Lucas do Rio Verde tem mais de 50 mil pessoas com doses em atraso

Fonte: CenárioMT

secretaria de saude inicia hoje 21 aplicacao da dose de reforco para pessoas acima de 30 anos 1253211

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde inicia hoje a vacinação de pessoas acima de 30 anos contra a covid-19. O anúncio foi feito pela secretária de Saúde, médica Fernanda Heldt Ventura. A ideia de antecipar a vacinação das pessoas nesta faixa etária busca evitar a perda de vacina.

As vacinas são encaminhadas aos municípios em frascos de 6 e 10 doses. Ao abrir um frasco, se não aplicar todas as doses, pode ocorrer perdas. E, como tem tido procura de pessoas na faixa de 30 anos, a secretaria optou por antecipar a vacinação desse público. “Vamos ofertar essa que será a quarta dose, ou a segunda dose de reforço”, explica.

A secretária orienta que não haver necessidade de agendamento da vacinação, bastando procurar a unidade de saúde do bairro.

Ao manter o esquema vacinal em dia, a pessoa reduz a probabilidade de desenvolver a covid-19 de forma grave. A secretária observa que o país vem registrando aumento no número de casos e até de internação pela doença. Porém, ressalta que a cada onda, a covid-19 diminui a intensidade. “Isso em parte se deve a vacinação. Então, se nós tivermos vacinado nós vamos encontrar mais uma onda de covid-19, porém com sintomas cada vez mais leves, com menor gravidade, com menos casos de internação, pra que a gente seguir a vida normal”, pontua.

Atraso

Levantamento divulgado semana passada mostra que Lucas do Rio Verde tem mais de 49 mil pessoas com doses em atraso. Dos 49.361 luverdenses que encontram neste grupo, 11.793 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose. Outros 24.272 acima de 12 anos já estão aptos a tomarem a dose de reforço (3ª dose), ou seja, tomaram a 2ª dose há pelo menos, quatro meses e não voltaram.

O Vacinômetro, no site da Prefeitura, mostra que o município está próximo de atingir a marca de 150 mil doses aplicadas.

Nos PSFs continuam sendo disponibilizadas doses de vacinas contra a Covid-19.

1ª, 2ª e 3ª doses – todos acima de 12 anos

4ª dose – imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 40 anos

5ª dose – imunossuprimidos acima de 18 anos

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: *Todos os PSFs

Coronavac: 1ª dose e 2ª dose – 3 anos acima

Agendamento nos PSFs VIII Bandeirantes (65) 3548-2386 e no XVII Vida Nova (65) 3549-7171

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

1ª e 2ª doses – 5 a 11 anos (Pfizer pediátrica)

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: *Todos os PSFs

*Exceto dias em que estiverem fechados para reunião de equipe.

Orientações

Pessoas de 18 a 39 anos que fizeram a vacina Janssen como dose única e receberam o reforço com Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, devem receber mais uma dose de reforço (2º reforço) após 4 meses do primeiro reforço.

Pessoas acima de 40 anos que fizeram a vacina Janssen como dose única, devem receber o 3º reforço 4 meses após o 2º reforço a fim de equiparar o quantitativo total de doses dos demais esquemas vacinais.

Atenção aos prazos:

1ª DOSE – Acima de 3 anos de idade

2ª DOSE AstraZeneca, Janssen e Pfizer – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, dois meses

Coronavac – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, 28 dias.

3ª DOSE – Pessoas acima de 12 anos que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses

4ª DOSE – Pessoas acima de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos de idade, que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses

5ª DOSE – Imunossuprimidos acima de 18 anos, que tomaram a 4ª dose há, pelo menos, quatro meses

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.