Moradores de Lucas do Rio Verde têm nesta quinta-feira (31) a oportunidade de colocar em dia a carteira de vacinação. O município vai realizar a vacinação em horário especial no Parque de Exposições Roberto Munaretto.
A partir de 17 horas, as equipes estarão no Pavilhão da Expolucas, no Parque de Exposições Roberto Munaretto, no bairro Menino Deus. Serão aplicadas vacinas de rotina e contra a Covid-19 para pessoas acima de 12 anos de idade.
Para ser vacinado, é preciso apresentar documento oficial com foto e carteira vacinal. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável.
Baixa procura e resistência
A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, médica Fernanda Heldt Ventura, explica que a procura por vacinas contra a Covid-19 diminuiu. Ela credita a baixa procura à redução dos casos de coronavírus no município. Outro motivo é a resistência que ainda existe em parte da população brasileira aos imunizantes.
“Quero só lembrar que é graças a essa vacina que hoje estamos com nossos níveis de Covid controlados”, ressalta.
Doses atrasadas
Um levantamento divulgado na última semana pela Secretaria de Saúde apontavam para mais de 34 mil luverdenses com a vacinação contra a Covid em atraso. Cerca de 24 mil deles foram imunizados com a segunda dose ou dose única, faltando receber a dose de reforço. O restante tomou apenas a primeira dose do imunizante.
Em relação a crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 17 anos, cerca de 6.900 não foram vacinados contra a Covid. Esse público-alvo está apto a receber imunizante pelo Ministério da Saúde (15.171).
Carteira em dia
A Secretaria de Saúde do município orienta os luverdenses a aproveitarem a oportunidade para atualizar a carteirinha com as vacinas de rotina e também completar o esquema vacinal contra a Covid-19.
Atenção aos prazos da vacina contra Covid:
1ª DOSE
– Pessoas acima de 12 anos
2ª DOSE
AstraZeneca, Janssen e Pfizer – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, dois meses
Coronavac – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, 28 dias
3ª DOSE
– Pessoas acima de 18 anos que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses
– Imunossuprimidos acima de 12 anos de idade, que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, dois meses
4ª DOSE
– Pessoas acima de 80 anos que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses
– Imunossuprimidos acima de 12 anos de idade, que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses