A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou uma palestra aos servidores do Cartório do 1º Ofício para falar sobre a importância do Cerrado, que é o segundo maior bioma da América do Sul.
Com grande impacto ambiental, o bioma abrange mais de 20% do território nacional e abriga em seu subsolo grandes reservas de água doce. Além disso, é composto por 11 fitofisionomias e é cercado de grande diversidade de espécies de fauna e flora e de paisagens e belezas cênicas únicas.
Ao todo, 30 pessoas participaram e puderem entender mais sobre os temas abordados como: características das árvores do Cerrado, fauna, flora, berço das águas e o desmatamento.
Durante a palestra, foi apresentada também sobre a importância da preservação das riquezas naturais.
Felipe de Sa Palis, biólogo da Secretaria, ressalta a importância de repassar conhecimento e métodos de preservação da natureza para a população. “O Cerrado é muito importante porque a gente vive aqui. Há elementos importantíssimos nesse bioma e a gente precisa entender pra que lá na frente seja possível reduzir os passivos e diminuir as pressões que esse bioma sofre. Existe uma pressão muito forte da parte agrícola por causa do desmatamento, então, é importante levar isso para as pessoas, para que elas coloquem a mão na consciência e consigam enxergar se cada um está fazendo de alguma forma um impacto negativo ou positivo”, destaca.
O meio ambiente é um bem comum que precisa ser cuidado por todos e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem trabalhado com esse objetivo.