Para despertar valores e transformar atitudes, os coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, através do Programa A União Faz a Vida, passaram por formação continuada remota, por uma plataforma de reunião on-line.
O evento contou com a participação de 45 coordenadores, com carga horária de 20 horas, abordando as seguintes temáticas: Currículo-Contribuições Teóricas, Expectativas e Possibilidades, Cultura cooperativa e Organização Escolar, Refletir é a essência da Avaliação, Cooperação e Cidadania: Valores Compartilhados, Escola, laboratório da Cidadania. Objetivando a importância do papel do coordenador pedagógico.
Para a coordenadora pedagógica Natália Górtz, a participação dos profissionais é de extrema importância. “As informações apresentadas contribuem para que os profissionais se mantenham atualizados, principalmente sobre os novos encaminhamentos da Base Nacional Comum Curricular, para que possam fortalecer as atividades e terem uma visão mais ampla sobre o processo de ensino e aprendizagem”, detalha.
Formação Continuada
São cursos complementares que ajudam os educadores a adquirir novos conhecimentos para que eles consigam desempenhar melhor seu papel dentro da escola e da sala de aula.
O conceito de formação continuada entrou em vigor no país em 1996, quando foi implementada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Fazer cursos de atualização é um direito dos professores de todos os tipos de estabelecimento de ensino, desde aqueles que lecionam em escolas infantis até profissionais que dão aulas em faculdades e universidades.