Com objetivo garantir transformação humana e comunitária através da alimentação, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, garantiu vaga no curso nacional “Formação Empreendedora em Micronegócios Gastronômicos”.
A capacitação é online e tem o objetivo de qualificar potenciais empreendedores periféricos com ênfase na gestão de micronegócios, desenvolvimento de produtos e aperfeiçoamento técnico na produção de alimentos. A iniciativa é liderada pela organização social Gastromotiva, em parceria com o Instituto BRF. A proposta é utilizar o alimento como ferramenta de transformação social por meio da educação, combate à fome e redução do desperdício de alimentos, por meio da abertura de Cozinhas Solidárias.
A secretária adjunta de Assistência Social e Habitação, Débora Carneiro, aponta que a decisão de incluir a Casa Cidadã no curso mostra o verdadeiro propósito do abrigo temporário. “A Gastromotiva tem uma iniciativa muito interessante, pois trabalha a questão da reutilização de alimentos que seriam desperdiçados. A Casa Cidadã foi um projeto escolhido pela própria Gastromotiva para ser uma Cozinha Solidária, já que o local faz refeições para, atualmente, 50 pessoas. Precisamos ter a garantia que essa alimentação esteja sendo preparada da melhor forma nutricional e sustentável, sem desperdícios, dando exemplo a quem necessita da Casa Cidadã, além de mostrar para a sociedade o comprometimento de trabalho que há para devolver dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade”, pontua.
O curso será realizado por meio de aulas remotas, com conteúdos teóricos interativos de aplicação prática e atualizados com as demandas do mercado de trabalho. Da Casa Cidadã, participará da capacitação a cozinheira Iraneide Conceição. De Lucas do Rio Verde, também deve participar do curso a Associação Flôr do Cerrado.