Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência doméstica. Simbolizado pela cor lilás, a Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde já projetou uma agenda de compromissos para marcar os trabalhos da data.
Para isso, foi realizada uma reunião com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, composta por representantes da Prefeitura, judiciário, Polícias Civil e Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara Municipal, entre outros, com apresentação da arte da campanha e a fim de debater atividades que podem ser executadas durante o próximo mês.
“Nossas mulheres precisam se sentir seguras. O compromisso da Rede é reforçar e aprimorar as medidas protetivas para que ninguém tenha medo de denunciar qualquer agressão que venha a ter, seja física ou psicológica”, explica a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, quem conduziu o encontro, realizado no auditório do Paço Municipal.
Ações
A Secretaria de Assistência Social, além de criar o material de campanha, ministrará palestras de apoio e informações para os assistidos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Para marcar o compromisso de defesa às vítimas, a inauguração do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, localizado na delegacia da Polícia Civil, deve acontecer em agosto.
A cidade também conta com a Patrulha Maria da Penha, através da Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar e da Rede de Proteção. Os policiais são treinados para atender as denúncias de violência de gênero.
Denuncie
O número de emergência em situações graves e que exigem socorro imediato é o 190. Para registrar qualquer denúncia, basta ligar para 197, 180 e 181. Todas as denúncias são sigilosas.
Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).
As denúncias também podem ser registradas presencialmente nas delegacias de Mato Grosso ou qualquer delegacia do município em que a vítima mora.