Secretária de Assistência Social anuncia programação para o ‘mês da mulher’ em Lucas do Rio Verde

Dentre as atividades está o programa Momento Mulher que objetiva ações nos bairros do município

Fonte: CenárioMT

janice ribeiro campanha agosto lilas combate a violencia contra a mulher
Secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, durante a Campanha Agosto Lilás de combate a violencia contra a mulher (Foto: Arquivo Ascom LRV)

Foi anunciado na manhã desta segunda-feira (27) a programação do Mês da Mulher em Lucas do Rio Verde. Várias ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social ao longo do mês de março.

Uma das ações, que deve alcançar os bairros do município, é o programa Momento Mulher que iniciou com atividades em fevereiro. A ideia é reunir mulheres nos bairros e fazer rodas de conversa, ouvindo as demandas existentes.

“Porque através de muitas histórias de vida, de muitas coisas que as mulheres trazem até nós, a gente consegue até criar novas ações que cheguem até essas mulheres”, explicou a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

Por meio dessas rodas de conversa é possível desenvolver mecanismos que auxiliem mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo Janice, o combate é necessário para reduzir os índices registrados no município. “Eu não digo sanar porque eu sei que, principalmente a violência, é algo bem difícil, mas melhorar a vida dessas pessoas”, pontuou.

Outras ações

Durante o mês de março, são três grandes eventos voltados para as mulheres luverdenses. O primeiro acontece no dia 7, véspera do Dia Internacional da Mulher. Dez empresas foram convidadas e homenagearão 10 mulheres.

“Iremos fazer um chá, um evento importante contando com um momento de reflexão, um momento de ver a história da mulher no decorrer dos anos. Vamos ter também um show musical, balé, tudo para agradecer e valorizar cada vez mais as mulheres que fazem a diferença no nosso município”, informou.

No dia 9 acontecerá um encontro para servidoras públicas, pois o município conta com mais de 1,6 mil servidoras mulheres. Ele acontecerá no ginásio de esporte da Escola Olavo Bilac e terá um show musical, além de outras atividades.

Por fim, no dia 10, o encontro será aberto a todas as mulheres luverdenses e acontecerá também no ginásio da Escola Olavo Bilac. A principal atração é uma banda formada só de mulheres em Brasília. A banda ‘Maria Vai com as Outras’ foi criada a partir de um trabalho social de ajuda às mulheres, em especial as mulheres vítimas de violência. “Que todos sintam-se já convidadas”.

Enfrentamento à violência

A secretária ressalta que a rede de enfrentamento a violência tem outras atividades previstas para realizar em março. Janice observa que as várias instituições que fazem parte dessa rede estão engajadas no combate à violência doméstica.

“Que no mês de março a gente consiga atingir todos os bairros, todas as mulheres, levar conscientização de que nós mulheres precisamos nos dar as mãos, precisamos nos ajudar, porque eu tenho certeza que com esse movimento nós vamos estar contribuindo com melhoria na qualidade de vida das nossas mulheres luverdenses”, ressaltou.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.