Os veículos em situação de abandono que estão pelas ruas de Lucas do Rio Verde começaram a ser recolhidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, nesta quarta-feira (08).
Segundo a pasta, a ação está respaldada conforme o Decreto nº 5.709/2021, que informa sobre a apreensão de materiais que estiverem obstruindo o livre acesso e trânsito da população nos passeios e vias públicas, causando riscos à saúde.
O objetivo da ação é garantir a saúde pública por conta da proliferação de animais peçonhentos, criadouros do mosquito transmissor da dengue e outras doenças, além da organização e fluidez do trânsito.
Cinco carros foram identificados pela Guarda Municipal, nesta quarta-feira, com características de abandono, entretanto, os proprietários de três veículos foram localizados e retiraram os carros da via pública. Ao todo, dois carros foram recolhidos no primeiro dia de ação.
O secretário Paulo Nunes pontua que a ação não é de caráter punitivo e que os donos dos carros podem contribuir fazendo a retirada das ruas, colaborando para deixar a cidade mais bonita e limpa, principalmente, para fins de saúde.
“Estamos dando a oportunidade para que retirem os veículos. O ideal é que todos tirem os carros e encontrem um local para guardar. Para a gente, com certeza, é muito melhor, por isso fizemos o trabalhando preventivo, alertando a população”, contou Paulo Nunes.
Como está sendo feito
Os veículos em estado de abandono estão sendo avaliados pela Guarda Municipal, quando uma vistoria será realizada, relatando as condições em que se encontra, inclusive com fotos para arquivo. Os agentes buscam informações sobre o proprietário do carro antes que o guincho faça o recolhimento.
Após o checklist avaliando o estado do carro, ele é levado para um pátio da Prefeitura. Para reaver o veículo será necessário comparecer na Secretaria de Segurança e Trânsito e realizar o pagamento da multa de fiscalização.
Os trabalhos estão sendo realizados em conjunto com as secretarias de Saúde, de Finanças e de Agricultura e Meio Ambiente.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Segurança e Trânsito pelo telefone (65) 3549-8303 / 3549-8390.