Os pequenos produtores da Comunidade 30 de Novembro foram os primeiros a serem atendidos na retomada da Patrulha Agrícola, na manhã desta quinta-feira (24). De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto passou por uma reestruturação para atender melhor a demanda da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde.
Para ter acesso ao programa, os munícipes precisarão comprovar que integram a agricultura familiar e realizar a solicitação na Secretaria com os devidos documentos.
“Os maquinários vão ficar no patrimônio da Prefeitura, mas todo o trabalho vai ser feito por operadores da Secretaria e a assistência técnica estará agregada a isso, como orientações sobre conservação do solo e os tratos culturais”, esclarece o coordenador dos pequenos produtores na Prefeitura, Marcos Quichiller.
Os documentos necessários para solicitar os equipamentos da Patrulha Agrícola são: CPF, RG Comprovante de Residência, documento comprobatório que sejam agricultores familiares (pode ser emitido pela Empaer e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por exemplo).
Estarão disponíveis para uso dos agricultores uma grade para fazer o preparo do solo, encanteiradora, para fazer canteiros, e a roçadeira. A pasta ressalta que esses são os equipamentos disponíveis hoje, porém outros maquinários já foram solicitados, como ensilhadeira, calcareadeira, subsolador, entre outros.
O programa municipal atenderá os produtores rurais de todas as comunidades de Lucas do Rio Verde e outras propriedades ao entorno consideradas produtivas.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, explica que a experiência é nova e as adequações estão sendo feitas para atender a agricultura familiar. “O intuito maior do projeto é que todos os produtores tenham acesso às máquinas, não só as que já temos, mas ainda as que virão. Vamos dar esse auxílio prestando serviços para os produtores, de acordo com o agendamento de cada proprietário e necessidade, conforme o que cada um for plantar. Estamos muito otimistas para atendê-los da melhor maneira possível”, disse.
Anselmo Perin é um dos agricultores luverdenses que começou a usufruir do maquinário e está ansioso para retomar sua produção o quanto antes. “Eu produzia muita coisa, como batata-doce, mandioca… Depois as coisas começaram a ficar difíceis, fui parando de produzir. Mas agora estamos sentindo uma firmeza de novo. Esse maquinário vai fazer uma diferença muito grande, com essa ajuda da Patrulha Agrícola, isso vai levantar o povo”, finalizou o produtor.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (65) 3549-7105.