Os vereadores conheceram hoje o projeto de lei que está sendo elaborado pelo Poder Executivo para fomentar a economia criativa em Lucas do Rio Verde. A proposta foi detalhada aos parlamentares pela secretária municipal de Cultura, Luciana Bauer.
“A secretaria municipal sempre teve como prática o amplo diálogo e a apresentação de suas propostas junto à Câmara, o que facilita e esclarece dúvidas, e estreita o relacionamento com os vereadores, que representam a voz da comunidade. Esse projeto é importantíssimo, pois institui o programa Lucas Mais Criativo e regulamenta a economia criativa como potencial econômico dentro do município”, explicou Luciana.
A gestora apresentou aos vereadores os trabalhos desenvolvidos e o panorama da área de economia criativa, que envolve atividades baseadas no uso da criatividade, inovação e conhecimento para gerar valor econômico. Segundo ela, a regulamentação do programa permitirá ao município captar mais recursos para o setor.
“A cultura é o principal insumo da economia criativa e desde que iniciamos a gente vem desenvolvendo um projeto de formalização e mapeamento dos potenciais setores criativos. Hoje, a gente avançou tão significativamente nesse processo, que a gente entende sua importância e a necessidade de instituí-lo como programa, porque já está rendendo frutos”, concluiu a secretária.
O presidente da Câmara, vereador Wlad Mesquita (Republicanos), elogiou a iniciativa da secretária em apresentar o projeto antes de protocolá-lo para análise dos vereadores. “A Luciana fez questão de se reunir com os vereadores para falar sobre esse importante projeto, que tem o objetivo de fomentar a economia criativa no município. Ela e sua equipe demonstraram interesse em que isso se torne uma política pública que se perdure independente da gestão. É um passo importante, uma virada de chave em relação ao que o município pode oferecer a esses importantes profissionais para que eles possam fomentar a economia em Lucas do Rio Verde”, avaliou o vereador.
Também participaram da reunião os vereadores Marcos Paulista (Podemos), Márcio Albieri (MDB), Ademilson “Zinho” (PSD), Gilson “Urso” (União), Daltro Figur (União), Sandra Barzotto (Republicanos).