Apesar da diminuição significativa nos números da Covid-19 em Lucas do Rio Verde e de o município estar em uma nova fase da pandemia, a Secretaria de Saúde reitera o alerta sobre o risco de contágio e transmissão do vírus.
No último mês, 101 pessoas foram infectadas, todas com casos leves da doença. O número é extremamente satisfatório se comparado ao mês de janeiro deste ano, que teve 1.036 casos positivados e/ou junho, com 1.326.
“Sabemos que aos poucos a flexibilização é natural, especialmente com o avanço e adesão da população à vacinação. No entanto, se não tomarmos cuidado não conseguiremos sair desse ciclo de transmissão e contágio do coronavírus, que continua afetando crianças e adultos de todas as idades”, afirma a coordenadora da Vigilância em Saúde, Claudia Regina Engelmann.
O alerta vale também para aqueles que já foram vacinados com uma, duas ou até mesmo três doses. “O que se sabe e que sempre reforçamos é que a vacina evita majoritariamente as formas graves da doença, mas não impede que tenha o contágio e transmissão. Eis a importância de continuarmos vacinando a população, mas também de a população seguir aderindo aos cuidados básicos”, explica Claudia.
Há uma preocupação constante, já que em sinais de melhora, as pessoas tendem a relaxar mais. Portanto, não esqueça dos cuidados essenciais para manter a saúde em dia:
– Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou realizar a desinfecção com álcool 70% com frequência
– Manter a distância mínima de um metro de outras pessoas
– Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com a parte interna do cotovelo
– Utilizar máscara sempre que sair de casa
– Não tocar o rosto ou a máscara sem antes higienizar as mãos
– Não compartilhar itens de uso pessoal
– Higienizar com frequência objetos utilizados constantemente (como celulares, óculos, carteira, chaves)
– Manter os ambientes limpos e arejados
– Ao apresentar sintomas gripais, evitar o contato com outras pessoas.