Com a intensificação das chuvas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está reforçando ações de fiscalização e conscientização sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o final do mês de novembro, o município registrou 121 casos de dengue, 25 casos de chikungunya e 19 de zika vírus.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, destaca que apesar dos índices serem favoráveis durante o ano, devemos ficar alerta para manter esse índice baixo neste período do ano. “O principal ponto é a eliminação do vetor, que é o mosquito, intensificar os cuidados em manter a limpeza do quintal, dar destinação correta do lixo, não permitir que o mosquito se reproduza”.
Segundo Keli Paludo, coordenadora da Vigilância em Saúde, os agentes de combates às endemias estão reforçando a fiscalização em busca de eliminar os focos do Aedes aegypti. “Estamos sempre atentos para essas mudanças climáticas que nestes meses de chuva, até maio, nós temos o maior número de notificações destas três doenças, por isso os trabalhos são intensificados”.
A coordenada também pontua que “de acordo com o último levantamento, o município entrou em um estado de alerta para possíveis surtos de dengue e chikungunya, dessa forma o cuidado deve ser redobrado”.
Bespalez explica que caso alguém apresente alguma suspeita das doenças, com sintomas como dor de cabeça, febre, dores no corpo, deve procurar a unidade de saúde do bairro para atendimento.
Fique atento aos cuidados dentro de casa e também na área externa para evitar a proliferação do mosquito:
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas esticadas para cobrir objetos bem para evitar formação de poças d’água;
– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e demais áreas.