Saúde realiza capacitação em prol da valorização da vida

A capacitação faz parte das ações da Escola Pública de Saúde para orientar sobre a preservação da saúde mental e valorização da vida

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

saude realiza capacitacao em prol da valorizacao da vida
Ascom Prefeitura/Rayan Nicácio

Preservar e valorizar a vida, este foi o tema da capacitação realizada pela equipe da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, nesta quinta-feira (15). O evento foi organizado pela Escola de Saúde Pública Municipal do município e conduzido via videoconferência pela médica psiquiatra Carla Barbosa Brandão.

A coordenadora do setor de saúde mental, psicóloga Daiane Silva Batista, explica que as ações de capacitação aos profissionais em prol da prevenção da vida trazem benefícios à sociedade de forma geral.

É muito importante mostrar para o cidadão que ele não está sozinho. Ao encontrar uma rede de acolhimento, estas pessoas acabam se sentindo amparadas e repensam sobre preservar suas vidas. Por isso nós trabalhamos por meio de capacitações constantes, para que Lucas do Rio Verde seja exemplo em profissionais preparados para atender as mais diversas situações”, explicou.

Ainda sob o mesmo ângulo, a coordenadora do Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM), psicóloga Ariane Benedetti, aponta que é essencial falar sobre o tema e orientar dentro de casa, nas escolas e ambientes profissionais.

Antigamente as pessoas pensavam que era proibido falar sobre suicídio, então todos fechavam os olhos para este assunto. Mas, diante de tudo que estamos vivendo hoje, se tornou prioridade falar do assunto. A pessoa que está desesperançosa com a vida na verdade está sofrendo, isolada e passa por julgamentos. Então, quanto mais conhecimento e consciência a sociedade tiver sobre o tema, a tendência é que cresça a valorização da vida”, frisou.

A orientação do comandante do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde, Major Alex, é que as pessoas busquem aos Bombeiros ao se depararem com uma situação que põe em risco a vida.

Nós somos capacitados em Primeiros Socorros e contamos com a sensibilidade dos familiares em situações extremas de não valorização da vida. O diálogo é a melhor forma de ajudar alguém que, por algum motivo, desistiu de viver”, pontuou.

A RAPS é formada pela Secretaria Municipal de Saúde, CAPS, NASF, CREAS, CRAS, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Educação, Segurança e Trânsito, Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Polícia Militar.

Onde buscar ajuda?

Lucas do Rio Verde oferece uma rede de assistência aos cidadãos, com cobertura do SUS em diversas unidades.

As pessoas que precisam de ajuda devem procurar o PSF de origem e passar por atendimento médico. Só a partir dali, cada caso será avaliado e encaminhado posteriormente às unidades especializadas em atendimento de saúde mental, como o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.