Infecções causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, as ISTs, foram tema de reunião nesta semana entre as secretarias de Saúde de Lucas do Rio Verde e do Estado de Mato Grosso, com participação do Escritório Regional de Sinop. Orientações e troca de conhecimentos foram repassadas para a abertura de um serviço de atendimento especializado do município.
Após a reunião, a equipe estadual visitou o local onde poderá ser implantado o Serviço de Atendimento Especializado, entre outros espaços das unidades de saúde.
O próximo passo, definido na reunião, é disponibilizar um treinamento da equipe mínima, que será em Cuiabá, com duração de uma semana. “A nossa expectativa é muito positiva e está dentro do plano da Secretaria de Saúde esse serviço. Ele vai atender todos os pacientes que necessitam, tanto da consulta do infecto quanto do atendimento médico, psicológico, tanto da testagem rápida, apoio de assistente social, medicação, entre outros. Será um serviço completo aos pacientes que convivem com essas doenças”, explica a secretária adjunta de Saúde, Karina Xavier.
Dados da Secretaria de Saúde apontam que há mais de 300 pacientes em Lucas do Rio Verde com IST (HIV, hepatites virais, etc). A sigla IST se refere a uma Infecção Sexualmente Transmissível, que antes era denominada como DST (Doença Sexualmente Transmissível). A nomenclatura IST passou a ser adotada para substituir a expressão DST porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo não apresentando sintomas.