A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade. A recomendação vale a partir desta segunda-feira (15). Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).
A liberação da vacina da gripe para o público em geral acontece antes do encerramento da campanha de vacinação, marcado para 31 de maio.
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, impedir possível pressão sobre o sistema de saúde e óbitos.
Importante lembrar que quem faz parte do público-alvo e ainda não se imunizou também poderá se vacinar após a ampliação da campanha. Para tomar o imunizante da gripe, basta ir a qualquer unidade de saúde. As salas de vacina dos PSFs atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.
A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, faz um convite à população para que os índices de imunização contra a doença subam no município. “Os pressupostos para o sucesso das campanhas de vacinação são absolutamente atendidos na nossa cidade: nós temos vacinas, temos uma capacidade sem precedentes de aplicar essas vacinas, graças aos vacinadores que estão nas salas de vacinação. A vacina deste ano já protege contra cepas circulantes atuais. Precisamos combater essas doenças. Aos os grupos prioritários: gestantes, puérperas, crianças e idosos são mais vulneráveis às complicações da influenza é de grande importância que se protejam com a vacina”, disse.
Com o novo cronograma, crianças a partir de seis meses, adolescentes, adultos e idosos podem se proteger contra as doenças, já que a vacina é trivalente, protegendo contra o vírus H1N1, a cepa B e o H3N2.