A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Escola de Saúde Pública Municipal, entregou certificados para pacientes ex-tabagistas na tarde desta terça feira (29). Os participantes se reuniram diversas vezes para falar sobre o vício e encontrar formas parar de fumar.
O grupo começou no dia 31 de maio com uma equipe de trabalho composta por dois médicos, uma enfermeira, uma assessoria administrativa, a equipe do NASF e um odontólogo. Ao todo, foram 14 encontros.
No início, 12 tabagistas participavam dos encontros que terminou com cinco pessoas que pararam de fumar de forma gradativa “A prevenção é a melhor maneira de se atingir a saúde plena, mas que precisa de grande parcela de empenho individual do paciente. Por isso, parabenizamos as pessoas que tomaram essa decisão importante de participar do grupo de combate ao tabagismo, por terem concluído esse objetivo, um exemplo a ser seguido”, afirmou o secretário de saúde Rafael Bespalez.
Durante as conversas, houve a participação de uma nutricionista, avaliação com dentista, palestra com psicólogo, para ensinar técnicas de controle de ansiedade, e encontros com terapeuta ocupacional. Logo no primeiro encontro, o terapeuta demonstrou aos pacientes como é difícil praticar atividade física quando se é tabagista e também como sentiram melhoras após cessar o vício do cigarro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo 1 bilhão e 200 milhões fumam e 4,9 milhões de pessoas morrem por consequências do cigarro, uma a cada 8 segundos. O tabaco é considerado o pior inimigo da saúde pública global e precisa ser combatido como qualquer outra epidemia.
As pessoas que tiverem interesse em participar dos grupos de tabagismo, devem procurar a unidade de saúde do seu bairro para orientações.