Faltando menos de um mês para o fim das campanhas de vacinação contra gripe e sarampo, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde alerta que a procura pelas doses está sendo pequena por parte dos grupos prioritários. Conforme levantamento da Vigilância em Saúde, apenas idosos e trabalhadores da saúde alcançaram metade da meta de Influenza e o restante ainda está bem defasado.
Caso você faça parte de grupos prioritários, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado. É preciso apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. Para os trabalhadores, também é necessário apresentar o comprovante de trabalho. As doses estarão disponíveis até o dia 03/06 ou enquanto durarem os estoques.
Para vacinação, as salas de vacina dos PSFs estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. No Tessele, a unidade também funciona no sábado e domingo, das 13h às 17h30.
“É importante que a população que faz parte dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde procure o PSF para ser imunizada. Vacinas são seguras e eficazes e a vacinação é a melhor forma de prevenção, podendo evitar que doenças já erradicadas, como o sarampo, voltem a circular. E no caso da gripe, a imunização pode impedir complicações e até mesmo mortes”, ressalta a supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.
Horário especial
Para a próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando atendimento em horário alternativo nos PSFs para facilitar aos grupos prioritários o acesso às vacinas. As informações sobre dias e horários serão divulgadas em breve.
Balanço
Desde o início das campanhas, em 11 de abril, pouco mais de 5.300 doses contra gripe e sarampo foram aplicadas em Lucas do Rio Verde.
Gripe:
Idosos: meta 3.343 / alcançado 51% = 1.734 doses aplicadas
Trabalhadores da saúde: meta 1.205 / alcançado 51% = 590 doses aplicadas
Crianças 6 meses a 4 anos: meta 5.640 / alcançado 21% = 1.202 doses aplicadas
Gestantes: meta 1.058 / alcançado 14,7% = 156 doses aplicadas
Puérperas: meta 174 / alcançado 41% = 73 doses aplicadas
Professores: meta 889 / alcançado 39% = 350 doses aplicadas
Sarampo:
Crianças 6 meses a 4 anos: meta 5.640 / alcançado 21% = 1.200 doses aplicadas
Grupos prioritários:
SARAMPO:
A vacinação contra o Sarampo está disponível para crianças de seis meses a quatro anos (menores de cinco anos) e atualização vacinal para trabalhadores da saúde.
GRIPE:
Contra a Gripe podem ser vacinados:
• Idosos acima de 60 anos de idade
• Trabalhadores da saúde
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
• Gestantes e puérperas
• Trabalhadores da educação
• Pessoas com deficiência permanente
• Caminhoneiros
• Trabalhadores de transporte coletivo
• Forças de segurança e salvamento
• Funcionários do sistema de privação de liberdade
• Pessoas com comorbidades (doenças: respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, transplantados, portadores de trissomias)