Na sessão da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde realizada nesta segunda-feira (15), a presidente da Câmara, Sandra Barzotto, oficializou sua renúncia ao cargo de vereadora e à função de presidente da Casa. A decisão, já anunciada nas redes sociais e verbalmente na sessão anterior, foi marcada por um tom de reflexão e gratidão.
Sandra destacou a tranquilidade e a consciência do dever cumprido ao longo de seu mandato. “Hoje foi oficializada minha renúncia à presidência. Tenho a consciência tranquila, do dever cumprido, de ter feito o meu melhor dentro desse período que fiquei no legislativo. Aprendi muito, é um trabalho que desgasta, mas estabeleci um bom diálogo e participação de todos.”
Ela ressaltou a importância da comunicação e da gestão interna na presidência da Câmara. “A gestão interna é necessária. Muitas vezes, o presidente só olha para seu papel como vereador, mas é essencial também fazer a gestão da Câmara. Estabelecemos várias ações em conjunto com o executivo e o judiciário. O conflito é necessário muitas vezes, mas o diálogo deve prevalecer.”
Durante entrevista à imprensa, Sandra Barzotto fez questão de destacar as marcas deixadas em sua gestão, tanto na infraestrutura quanto na parte de pessoal. “Deixamos mudanças significativas na gestão interna da Câmara, algo que é fundamental para quem está na presidência. Estabelecemos uma comunicação efetiva e a participação de todos, o que trouxe um período muito tranquilo para a nossa gestão.”
A sessão também foi marcada pela renúncia surpresa do vereador Noel Dias, anunciada na mesma manhã. “Hoje pela manhã, ele nos pegou de surpresa a todos com este fato, e a gente só tem que aceitar e parabenizar pelo trabalho que ele desenvolveu durante esse período aqui no legislativo.”
Apesar de deixar a vida pública como vereadora e presidente da Câmara, Sandra Barzotto afirmou que continuará envolvida em atividades comunitárias no bairro São Cristóvão, onde reside há anos. “Minhas atitudes de liderança eu exerço desde que cheguei aqui em Lucas do Rio Verde, desde quando estava no Paraná. Isso é nato da minha pessoa, e acredito que o sentido de estar no mundo é servir. Com certeza, continuarei a servir à comunidade.”
Sandra Barzotto encerrou a entrevista com uma mensagem de motivação para os futuros presidentes da Câmara, incentivando a continuidade do diálogo e da colaboração entre os poderes. “Acredito que essa experiência servirá de motivação para os próximos presidentes. Que continuem fazendo isso, estabelecendo conexões necessárias com o executivo e o judiciário, sempre priorizando o diálogo em todas as situações.”
A eleição para definir o titular da presidência da Câmara Municipal acontecerá após o recesso parlamentar, no início de agosto. Em relação a convocação do suplente, o legislativo formalizará a convocação ainda esta semana. O primeiro suplente do Republicanos, partido de Sandra, é Airton Callai. Márcia Pelicioli é a segunda suplente. Entretanto, Marcos Aurelio substituiu Sandra no período mais recente em que ela esteve afastada para cuidados com a saúde.