Sancionado projeto que obriga implantação de chips em animais doados ou vendidos em Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT com Assessoria

chips cachorro
Foto: Ricardo Almeida/SMCS

O prefeito Miguel Vaz sancionou o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que determina a implantação de chips de identificação em cães e gatos doados ou vendidos em Lucas do Rio Verde. A proposta foi aprovada pelos parlamentares por unanimidade, em dezembro do ano passado.

O projeto foi proposto pelo vereador Wlad Mesquita (Republicanos) e suplente Wagner Godoy (União Brasil), que, na ocasião, ocupava a vaga de Noel Dias (União). A lei estabelece que todo estabelecimento que comercializar ou expor à venda cães e gatos deverá implantar os chips. O projeto sancionado se tornou a Lei 3.641/2024 e já está em vigor.

Segundo os autores, a proposta segue uma tendência mundial, principalmente, de países europeus. Os chips são instalados sob a pele dos animais e contêm informações como espécie e data de nascimento, além de dados do proprietário. Para os vereadores, essas informações auxiliam no censo demográfico de cada espécie e ainda permitem a identificação dos donos em casos de responsabilização civil ou criminal.

Além do projeto de implantação de chip em cães e gatos, Wlad e Wagner também apresentaram no ano passado um projeto que institui campanhas de conscientização nas escolas de rede pública municipal sobre a posse e propriedade de animais domésticos e de estimação. A proposta foi aprovada pelo Legislativo, sancionada pelo Poder Executivo e virou a Lei 3.613/2023.

Durante as discussões para a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, os parlamentares ainda incluíram uma emenda para implantação de chips em animais domésticos no município.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.