O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde recebeu 150 novos contentores de resíduos para reforçar o sistema de coleta seletiva mecanizada. Os equipamentos custaram R$ 294,7 mil e foram adquiridos com recursos próprios da autarquia por meio do Pregão nº 5/2022.
A instalação vai começar na semana que vem nas proximidades do Residencial Vida Nova II e em outras áreas de maior circulação de pessoas no município, como no centro e bairro Bandeirantes.
Com a capacidade de comportar até uma tonelada de lixo cada, a expectativa é que os contentores contribuam ainda mais com a manutenção das ruas por meio da limpeza.
Os equipamentos, com adesivos de coleta seletiva, são distribuídos em pares, sendo um para o lixo reciclável e outro para resíduo úmido, garantindo a separação do lixo doméstico e evitando a exposição à chuva e aos animais.
Nos contentores com a cor azul podem ser dispensados resíduos recicláveis, como plásticos, papéis, vidros e metais. Já nos da cor laranja, apenas úmidos, como restos de alimentos e lixo de banheiro. Com o modelo de coleta, além de promover a limpeza urbana, o município contribui para a preservação do meio ambiente.
Hoje, Lucas do Rio Verde tem mais de cinco mil contentores de resíduos. A lavagem e higienização desses equipamentos são feitas uma vez por mês.
O Saae ressalta que os contentores não são destinados ao descarte de materiais da construção civil, podas, móveis velhos ou entulhos. “No caso de materiais de construção e grandes podas, os próprios moradores devem contratar alguma empresa para o recolhimento. Já no caso de entulhos e podas em pequeno volume, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras tem um cronograma semanal para coleta”, explicou o coordenador do Almoxarifado da autarquia, José Rivaldo.
A população pode fazer o descarte de resíduos sólidos a qualquer hora do dia. A coleta é feita pela equipe do Saae das 5h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3549-7700.