O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde promoveu capacitação aos servidores, com o treinamento sobre as normas reguladoras NR 33, trazendo orientações sobre segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados e a NR 35 sobre o trabalho nas alturas.
O treinamento, destinado aos que trabalham no setor de água e esgoto, aconteceu durante essa semana, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro. A capacitação contou com aulas teóricas e prática, nas quais os colaboradores da autarquia aperfeiçoaram as técnicas necessárias durante simulações realizadas.
De acordo com José Roberto, instrutor de segurança e de espaço confinado, responsável pelas aulas, o objetivo do curso é estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes. “Foram três dias entre teoria e a prática. É importante destacar para que nunca realizem sozinhos esse trabalho, sempre atuar em dupla, pois em caso de imprevisto com um trabalhador o outro fará o socorro. A intenção é garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços”, disse José.
Ainda durante o treinamento foi possível verificar se algum servidor possuía algum tipo de fobia por ficar em espaço confinado.
Para o colaborador Cassio Rayol, técnico químico do Saae, o curso é muito importante, pois capacita os profissionais a trabalharem com segurança.
“A capacitação traz a prevenção da integridade do servidor. É importante que tenhamos conhecimento dos materiais e o seu manuseio para a utilização correta dos EPIs evitando acidentes. É um cuidado que o Saae e a gestão têm com os funcionários. Alguns aqui presentes já estão na fase de reciclagem, ou seja, a partir do momento que o colaborador possui o treinamento ele se torna um supervisor na função de trabalhos nas alturas e espaço confinado”, relata.
O Saae conta também com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), formada por colaboradores eleitos pelos próprios servidores e indicados pela diretoria, que trabalham de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Outras turmas estão previstas para o treinamento no mês de março.