Saae encontra entulho ao lado de contentores em diversos pontos em Lucas do Rio Verde

Descarte desses materiais deve ser feito pelos moradores na Central Verde

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

saae encontra entulho ao lado de contentores em diversos pontos da cidade
Divulgação

Restos de construção, como telhas, madeiras e muitos outros itens vem sendo deixados ao lado dos contentores pela população em Lucas do Rio Verde. Entretanto, o veículo que faz a coleta de resíduos, administrada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), não recolhe esse tipo de material.

Por conta da situação, muitos moradores estão solicitando que os contentores sejam retirados da frente de suas casas, devido aos entulhos que também estão sendo jogados de forma inadequada na rua. Porém, isso alteraria a rota dos caminhões da coleta, mudança inviável, pois prejudicaria a cobertura do serviço de coleto nos bairros.

Encontramos entulho ao lado dos contentores em quase todos os bairros da cidade. Isso dificulta o nosso trabalho, de coletar e manter os contêineres no lugar porque as pessoas não querem entulho na frente de suas casas”, apontou o coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques.

Uma das lixeiras foi encontrada pelos trabalhadores completamente destruída, na Avenida Mato Grosso, no sábado (28). O contentor foi atingido por um carro e todo o lixo que estava em seu interior ficou espalhado pela rua. Os trabalhadores precisaram juntar novamente os materiais e colocar em outro contentor para que fosse recolhido pelo caminhão.

A coleta de resíduos do Saae recolhe apenas o lixo dos contentores, sendo o reciclável alocado na lixeira azul e o úmido na lixeira laranja. Móveis velhos, como sofás, geladeiras, camas, etc, massa verde em pequena quantidade e corte de grama devidamente armazenado em sacos são recolhidos pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras, conforme o Cronograma de Limpeza Urbana.

Outros materiais, como galhos e podas de árvores, materiais restritos, como pneus, restos de construção e entulhos são de responsabilidade do morador, que deve dar a destinação final adequada, na Central Verde, localizada no KM 7 da rodovia MT-449, aos fundos da Fundação Rio Verde.

Multa para descarte irregular 

Moradores que deixarem restos de construção e entulhos em calçadas ou calçamentos, de forma a impedir o acesso de pedestres, podem ser multados em 50 UFLs, conforme a Lei Complementar 103/2011.

Os casos devem ser denunciados à Prefeitura por meio da Ouvidoria, telefone 0800 646 4004, pelo aplicativo Lucas Cidadão ou ainda no site da prefeitura.

Apelo para uso correto do contentor

Entulho, folhas e outros materiais restritos continuam sendo descartados dentro dos contentores. A autarquia faz um apelo aos munícipes, para que além de separar o lixo e destinar cada tipo de material em seu contentor específico, façam o descarte correto também dos outros materiais, como é o caso do entulho.

“Alertamos a população para que colabore com o nosso trabalho. Só assim teremos uma cidade bonita, limpa, livre de pragas na zona urbana, e que contribui com a reciclagem, gerando renda para quem mais precisa”, enfatizou o diretor do Saae, Maurício Fossatti.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.