SAAE anuncia 4ª edição do Festival Escolar de Teatro Ecológico

Serviço Autônomo de Água e Esgoto tem a Prefeitura Municipal e Secretarias de Meio Ambiente e de Cultura como parceiras no evento

Fonte: CenárioMT

(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)
(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde) anunciou, nesta quarta-feira, a 4ª edição do Festival Escolar de Teatro Ecológico (FESTECO). Prefeitura Municipal, Secretarias de Cultura e de Meio Ambiente são parceiras na realização do evento que é uma iniciativa voltada para alunos de sete a dezessete anos, visando promover a conscientização ambiental por meio de peças teatrais.

O tema deste ano será “Lixo Zero”, alinhado com as campanhas de preservação ambiental já desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. As apresentações, que se estenderão até novembro, culminarão em uma festa de gala, onde serão premiados os melhores trabalhos.

“É um grande Oscar para as crianças, é bem divertido, importante a participação das crianças, dos pais e também dos colégios, os professores que trazem e fomentam isso. Haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar. A gente espera que todos os colégios participem. Ano passado foram 12 colégios. A gente espera neste ano pelo menos 20 escolas. As apresentações serão no final em novembro. Até lá o pessoal tem todo esse tempo para se preparar e fazer essas apresentações”, comentou o diretor do SAAE, Maurício Fossati.

Os participantes concorrerão a prêmios em dinheiro, com valores de três mil reais para o primeiro lugar, mil reais para o segundo e quinhentos reais para o terceiro, valores assegurados junto a patrocinadores.

A Secretaria de Cultura e Turismo marca presença pela primeira vez no evento, destacando a importância do teatro como ferramenta de educação e comunicação. A inclusão da cultura nesse projeto visa promover o desenvolvimento cultural e social da comunidade, reforçando boas práticas e condutas cidadãs. “Eu acredito que a Cultura de jeito nenhum pode ficar de fora de um projeto como esse, com a importância do alcance que tem, que gera boas condutas, boas práticas dentro do município através da comunicação cultural”, disse Luciana Bauer, secretária.

A participação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reforça o compromisso com a educação ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes. Através de consultorias e treinamentos, o tema do “Lixo Zero” será explorado nas apresentações, incentivando práticas sustentáveis e o gerenciamento adequado de resíduos. “O projeto é uma iniciativa que já vem em sintonia com tudo que a gente já vem trabalhando na secretaria, que é levar a educação ambiental para a comunidade. A gente entende que trabalhar educação ambiental com um público mais jovem é fundamental. As crianças assimilam de uma maneira diferente esses conhecimentos e acabam levando pra dentro dos seus lares essas informações, discutem com seus responsáveis”, observou Felipe Palis, biólogo da secretaria.

A Produtora Focus participou de outras edições do Festeco e desempenha um papel fundamental, oferecendo assessoria às escolas participantes na criação e produção das peças teatrais. Além disso, a empresa contribui para a organização do festival e oferece suporte técnico aos participantes, visando garantir a qualidade artística e educacional dos trabalhos apresentados. “Nós prestamos assessorias a cada quinze dias em todas as escolas participantes do festival. A gente assessora desde a parte da criação do roteiro, a percepção de produção, de direção, de sonoplastia, figurino. Óbvio que nós não interferimos na concepção final e artística do projeto, mas damos alguns toques de direcionamento para que as escolas também consigam ter uma qualidade melhor em suas produções”, analisou Luiz Vallota, produtor teatral.

O Festeco não apenas promove a conscientização ambiental, mas também proporciona aos alunos a oportunidade de explorar seu talento artístico, descobrindo-se como atores e produtores. Com o apoio das instituições parceiras, o festival se consolida como uma iniciativa de sucesso, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.