Encerrando as ações do Maio Laranja, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde promoveu, na última segunda-feira (30), uma roda de conversa em alusão ao Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Para a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, o Maio Laranja é uma das maiores e mais importantes campanhas em que a prefeitura pode contribuir, levando informação para as pessoas sobre um tema tão preocupante, não somente no mês de maio, mas também durante o ano inteiro.
“Os gestores de escola, os coordenadores, os professores e a família, que têm contato direto com esse público vulnerável, são os que conseguem detectar o problema no dia a dia. Ter esse momento de conversa com as pessoas que lidam diretamente com as crianças e adolescentes é extremamente importante”, relatou Janice.
A roda de conversa foi realizada pela assistente social, Débora Ferreira e a coordenadora da alta complexidade, Eliane Dias, integrantes da equipe do Serviço de Atendimento a Criança e o Adolescente – SACA.
O encontro também contou com a presença do promotor de justiça, Daniel Mariano, da psicóloga da Vara da Infância e Juventude, Veronice Nascimento, das cuidadoras da Casa Lar e das famílias que estão em acompanhamento pela equipe SACA.
Para continuar na luta contra a violência de crianças e adolescentes, denuncie qualquer caso suspeito através do Disque 100.
O disque 100 é um serviço disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.
O Centro de Referência de Assistência Social (Creas) também é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Em Lucas do Rio Verde, o serviço está localizado na Av. Bahia, bairro Jardim das Palmeiras. Telefone: (65) 3548-2565.