Risco de contaminação de covid-19 em Lucas do Rio Verde é considerado moderado

Classificação de risco é atualizada duas vezes por semana. Até esta quinta-feira (11) município tinha 70 casos ativos de coronavírus

Fonte: Da Redação

COVID-19-coronavirus-mascara
Uso de máscara é uma das recomendações para prevenir contaminação por covid-19 Foto CenárioMT

O risco de contaminação de covid-19 em Lucas do Rio Verde é considerado moderado. A classificação de risco é feita pela Secretaria Estadual de Saúde duas vezes por semana. Lucas integra, com outras 30 cidades, o nível de risco amarelo. A definição dos riscos indica a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus.

Os níveis de risco são determinados pela taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública estadual de saúde e pelo índice de crescimento da doença nos municípios. A classificação ainda leva em conta os municípios com menos de 40 casos ativos e aqueles com mais de 40 casos ativos da Covid-19.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (11) Lucas do Rio Verde tinha 70 casos ativos, com 14 pacientes internados, sendo 4 em UTI, e 56 casos suspeitos.

As autoridades sanitárias ressaltam a importância de medidas preventivas, como uso de máscaras faciais, de álcool em gel ou 70% e o distanciamento social. Por outro lado, orientam para o cumprimento das medidas do Decreto nº 836, de 01 de março de 2021. Elas são impositivas e devem ser adotadas pelos 141 municípios do Estado, independentemente da classificação de risco.

Risco alto

De acordo com a SES-MT, 16 municípios registram alta classificação de risco para o coronavírus, vários deles localizados na região norte do Estado. São eles: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Carlinda, Cuiabá, Nova Mutum, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Várzea Grande, Conquista D’Oeste e Cotriguaçu.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.