Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (04) marcou a retomada do Conselho Municipal de Turismo, que tratou dos novos projetos a serem executados para o desenvolvimento do setor em Lucas do Rio Verde. Em um processo de reestruturação, o Turismo, que estava no Desenvolvimento Econômico, foi alocado e passa a fazer parte da Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo a secretária da pasta e presidente do Conselho, Luciana Bauer, muitos associam a exploração do turismo a cidades com atrativos naturais apenas, porém outros diversos setores também poder ser trabalhados para fomentar o turismo, a exemplo do agronegócio e agrotecnologia, também chamado turismo agrorural, o turismo de eventos e de negócios.
“Lucas do Rio Verde passa por um momento muito importante para sua economia. Com isso, o turismo vai ter que vir muito forte, com ações bem pautadas. Precisamos executar o nosso Plano Municipal de Turismo e já estamos nos capacitando e pesquisando para fazer as nossas propostas”, esclareceu a secretária.
Representando o ramo hoteleiro, Diogo Pegorini conta que a retomada do Conselho, assim como a criação da secretaria, é fundamental para alcançar as melhorias que a cidade precisa quando o assunto é turismo.
“Hoje a parte mais debatida foi sobre o atendimento oferecido na cidade, nos restaurantes e comércios, que acabam movimentando ainda mais o município, como na época do Show Safra, por exemplo”, contou o comerciante.
Encarregado de secretaruar o Conselho e dar suporte na criação da nova secretaria, o turismólogo Bruce Pinheiro explica que as ações já estão sendo traçadas e, para isso, buscou-se ouvir a comunidade e seus representantes. Compõem o conselho membros representantes de hospedagens, agências de turismo, CDL, Acilve, OAB, além do apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.
“Nos reunimos com todos os conselheiros justamente para discutir quais ações nós podemos executar esse ano e também possibilitar que nos apresentem suas sugestões e, com isso, a gente consiga trabalhar de forma conjunta, para desenvolver o turismo em nosso município. É uma união de esforços e de conhecimentos para que a gente consiga desenvolver nossas ações”, detalhou Bruce.
“São desafios. Nada mais justo que envolver a comunidade, seus representantes, suas demandas, suas necessidades, para a gente saber por onde começar. Hoje definimos quais ações precisamos adotar para dar os primeiros passos na execução desse plano”, finalizou Luciana.